Uma das principais desvantagens do papel de parede é o facto de poder apresentar fissuras na superfície. As famosas juntas abertas aparecem como um sintoma de deterioração e é aconselhável conhecer as causas para evitar que o problema persista quando se instala um novo papel de parede.
Em termos gerais, estas são as principais causas do aparecimento de fissuras no papel de parede e de juntas abertas visíveis:
Os problemas de juntas abertas no papel de parede são muito comuns e as causas podem variar de caso para caso. Como vimos, a instalação, a qualidade ou quantidade de cola, a temperatura e o tempo podem ser factores desfavoráveis a este material, mas isso não significa que não seja uma das melhores soluções decorativas e que, quando bem instalado, pode ser a melhor opção para dar um novo visual à sua casa.
Tal como a qualidade das colas tem um impacto direto na proliferação de juntas abertas, a qualidade do papel de parede também é um fator. É por isso que é importante recorrer a lojas especializadas como a BRICONEO.
Na BRICONEO, trabalhamos com os melhores fornecedores e dispomos de papel de parede de alta qualidade "Made in Germany". Além disso, a nossa experiência na aplicação de soluções para eliminar as juntas abertas pode ajudá-lo se tiver este problema com o seu papel de parede.
Embora a qualidade do papel de parede possa ser um fator de risco quando se trata de juntas abertas, isso não significa que todo o papel de parede de baixo custo tenha uma deficiência na sua composição que agrave o problema.
Por exemplo, na BRICONEO, os nossos papéis de parede para sala, áreas de passagem e outras divisões da casa têm os preços mais competitivos do mercado e são de qualidade superior certificada, pelo que o problema das juntas abertas, se aparecer, pode dever-se a outros factores que podem ser resolvidos com o reposicionamento adequado das faixas ou com o ajuste da temperatura em alturas críticas do ano.
Se tiver notado juntas abertas nas suas paredes revestidas com papel de parede, deve começar por fazer uma inspeção ocular. Veja se, para além de se separar da parede, o papel de parede tem rasgões, caso em que deve considerar a substituição da tira afetada.
Se se separou, pode optar por usar um pequeno pincel para remover a sujidade incrustada debaixo do papel, para que, quando voltar a aplicar a cola, os detritos não fiquem novamente presos. Recomendamos que utilize um pincel para remover a sujidade e um pincel separado para aplicar a cola. A cola deve ser aplicada com cuidado, de modo a não aplicar demasiado e a não manchar as áreas adjacentes da parede.
Se verificar que o papel de parede volta a esticar e a separar-se, deve utilizar um rolo. Se as fibras do papel tiverem perdido a sua elasticidade, o papel separa-se da parede e, com um rolo, pode ajudar o papel a recuperar a sua elasticidade original e a regressar à sua posição original.
Tenha em atenção que o tempo médio de ação dos adesivos é de 5 minutos, pelo que terá de o aplicar uniformemente com um rolo durante esse tempo para que tenha o efeito desejado.
Embora possa optar por utilizar massa de vidraceiro para voltar a colar o papel de parede à parede, a desvantagem desta solução é que destrói a uniformidade da superfície da parede, deixando pequenos relevos que podem deixar um resultado visualmente estranho.
Até à próxima vez, a sua equipa BRICONEO!